Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Duvidas sobre cavalos registrados e cor de pelagem
Ter Jul 22, 2014 11:51 pm por Jéssica Maciel

» Comprar um poldro
Qui Out 24, 2013 3:31 am por geferson santos silva

» Aguamento tem cura total?
Dom Out 06, 2013 6:12 am por luizfernandosilvy

» Licenciatura em Equinicultura - Escola Superior Agrária de Elvas/IPP
Dom Ago 04, 2013 11:31 pm por GIC

» Agrária de Elvas inaugura Centro de Enfermagem Veterinária
Sex Jul 12, 2013 4:56 pm por GIC

» Caimbras no cavalo
Ter Out 30, 2012 2:32 am por Luiz Michel dos Santos

» Dificuldade
Qua Jul 25, 2012 2:50 pm por Zagalote

» Lic. em Equinicultura na Escola Superior Agrária de Elvas
Ter Jun 12, 2012 2:27 pm por GIC

» A Língua Silenciosa dos Centauros
Qui Jan 26, 2012 8:03 pm por magali

» Aluguel de Baias/Cocheira
Seg Out 24, 2011 4:32 pm por samy

» Puro Sangue Lusitano
Qua Set 07, 2011 7:23 pm por claudia almeida

» Os EUA ameaçam acabar com cavalos selvagens!!!
Sab Jul 02, 2011 5:01 pm por italo resende

» LICENCIATURA EM EQUINICULTURA - ANO LECTIVO 2011/12
Ter Jun 28, 2011 1:38 pm por GIC

» Partilhar penso de Cavalo
Qui Jun 09, 2011 12:12 am por Vitor Rita Diniz

» Vendo ração hormonizada 80%
Dom Abr 10, 2011 3:02 pm por comercialjocafa

Sabor & Tradição


Todo a tradição do sabor no seu novo Pronto-a-Comer

Visite-nos e disfrute de um espaço
onde encontra a côr,
o aroma
e o sabor
que sempre desejou!

Agora no Pinhal Novo

www.saboretradicao.com
saboretradicao@gmail.com

 
Quinta do Monte Novo


Quinta Do Monte Novo

A Quinta do Monte Novo é uma empresa do sector industrial e comercial


Conheça a nossa gama de produtos:
Arte Equestre



  • Selas e Selins
  • Artigos para Equitação
  • Artesanato
  • Peles
  • Louças Regionais
  • Cobres e Estanhos
  • Capotes Alentejanos
  • Artigos de Caça

Rua Diogo Cão, n.º 17,
7000 Évora
Telefone: 266 704 609
Fax: 266 704 609


Como funciona a visão dos cavalos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como funciona a visão dos cavalos

Mensagem  Mara em Qua Out 08, 2008 7:00 pm

Vim parar por acaso a este portal, mas acho que está muito concinto e bem organizado e vou deixar a minha contribuição hehe Cool

Andava a pesquisar sobre a visão dos equinos e é precisamente o tema que vou transcrever para aqui. Foi retirado de um artigo que dá pelo nome de "Practical Horseman" e que foi traduzido para português do brasil.



Como funciona a visão dos cavalos

.Enxerga quase 360 graus em torno de si mesmo

Isso ocorre porque seus olhos estão sobre os lados de sua cabeça. E é por isso que ele é capaz de avistar objetos ou movimentos atrás dele, mesmo sem se voltar. Porém, sua "Vista traseira" visão é menos distinta do que a sua visão acerca de seu ombro.

.Ele vê mais coisas com um olho

Visão monocular, em vez de com ambos os olhos simultaneamente (visão binocular, a maneira como você vê o mundo - o que ele usa para apenas uma pequena área na frente de sua cabeça). É por isso que ele pode esbarrar em algo onde ele já andou, como se ele estivesse vendo pela primeira vez. (Como saber se ele está olhando com um olho ou dois? Como ele procura centrar - se com ambos os olhos sobre algo, ele curva ambas as orelhas sempre em frente.)

.Ele tem duas formas de trazer os objetos em foco

Usando minúsculos músculos para alterar a forma do seu olho da lente (que é a única maneira que você pode se concentrar) ou alterando a posição de sua cabeça para dirigir a imagem em uma parte diferente do Seu olho. Ele levanta a cabeça para focar objetos longínquos (e pode transforma - la um pouco, ao mesmo tempo, trazer um olho para suportar) e diminui - lo para ver ou aproximar objetos. É por isso que você vai ver sua cabeça para cima e para baixo como ele tenta descobrir algum novo objeto que viu. É também por isso que ele coloca sua cabeça sobre a abordagem a uma barreira, em seguida, ela diminui à medida que se aproxima e reúne - se a Primavera. Se você restringir esses movimentos naturais cabeça, ele pode agitar sua cabeça, tímido, porque ele não pode ver claramente o objeto, ou mesmo parar, porque ele não pode ver bem o suficiente para saltar



.Ele tem um modo completamente diferente percepção de profundidade

Porque ele nem sempre pode usar dois olhos (visão binocular é o que lhe permite perceber a profundidade), o primeiro calcula a distância relativa de objetos, comparando o tamanho eles aparecem com grande como ele Sabe que são. Ele conhece os seres humanos têm um certo tamanho aproximado, por exemplo, para que um homem que olha para sua pequena visão monocular é uma maior distância. (É por isso que, se ele vê algo com um olho que não se encaixa sua idéia do que é habitual, ele vira sua cabeça para uma correção mais precisa binóculos).

.Ele vê muito melhor à noite do que o ser humano

Ainda melhor do que o seu gato! No anoitecer, porém, que você vê melhor do que ele, porque, ele vê algumas cores (amarelo, verde, azul, vermelho) mas estas cores em sua visão diminuem com a diminuição luz. Sua percepção tem cor cinza.
Tendo os olhos sobre os lados de sua cabeça lhe dá um pequeno "ângulo morto" diretamente na frente do seu focinho
Apenas quando as coisas que você esperaria de ser mais claramente simples de olhar. Por isso, ele é mais confortável se você o aborda a partir de um ângulo ligeiro (perto de seu ombro), que mantém você em vista. Ele pode até voltar afastado de um chefe - na abordagem ou, pelo menos, virar a cabeça para se manter afastado de você, evitando receber algo em seu ponto cego.

Ele tem um segundo ângulo morto: cerca de 6 pés diretamente atrás de sua cauda. Sua audição também é algo proveniente desse vulnerável ângulo, ele pode balançar o corpo de lado assim que ele possa ver o que está aproximando ou dar apenas em pontapé em autodefesa.


Mara

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como funciona a visão dos cavalos

Mensagem  India Lua em Qui Out 09, 2008 12:21 am

Excelente artigo!! Desconhecia imensos factos! scratch

Já agora e só por curiosidade, deixo aqui o esquema de que a Mara fala:



:: Seu Cavalo Vê o que Você Está Vendo?

Publicado por: Daniela Pustiglione

Antes de castigar seu cavalo entenda a razão fisiológica de seus actos.

Por vezes o cavalo tem algumas atitudes que o cavaleiro não compreende. Muitas vezes essa reação está relacionada com a maneira como o cavalo vê, que é bem diferente da percepção visual humana.

Primeiramente levemos em conta o posicionamento dos olhos do cavalo na cabeça. O cavalo é um herbívoro de presa, portanto é um animal que necessita ter um amplo campo de visão para poder fugir. Isso foi resolvido com a colocação dos olhos lateralmente na cabeça, que permitem ao cavalo uma visão binocular (olhando diretamente para frente) de 70 graus como a do humano, e mais uma visão lateral de 215 graus de cada lado!!! O que significa que um cavalo pode ver alguém atrás dele até a altura da anca SEM virar a cabeça. Entretanto, quando o cavalo está a olhar para os lados ou para trás, ele não pode olhar para a frente. Por essa razão, cavalos que prestam atenção ao movimento que os rodeia não cumprem seu trabalho corretamente na pista.

Os pontos cegos onde o cavalo não pode ver são exactamente entre os olhos e exactamente atrás da garupa, razão porque muitos cavalos mansos acabam a dar coices, pois simplesmente não viram o que estava atrás deles e têm o instincto de se defenderam de um possível predador.

O segundo tópico que diferencia nossa visão do equino é com relação à acomodação do cristalino. No ser humano, o cristalino, que é a lente que permite a visão, é fixado no olho por um grupo de músculos que ao contrair ou ralaxar permitem o foco das coisas próximas ou distantes do seu campo de visão. No cavalo esses músculos não existem. Então como o cavalo foca objectos distantes ou próximos? O olho do cavalo não é totalmente esférico e o cristalino do cavalo está colocado em posição fixa, mas INCLINADA em relação ao eixo do olho. Isso permite que o cavalo possa focar objectos próximos ( o alimento) abaixando a cabeça, e os distantes (você a chegar ao longe) levantando a cabeça! Tenha isso em mente na próxima vez que travar a cabeça do seu cavalo com rédeas restritivas, como as alemãs, ou não permitir ao seu cavalo abaixar a cabeça para ver o obstáculo que ele está abordando.

Em terceiro lugar temos o eternamente discutido tópico: os cavalos vêm a cores ou não? Primeiramente devemos esclarecer que para que um animal possa ver como nós, ele deve possuir na sua retina (no fundo do olho) dois tipos de sensores: bastonetes, responsáveis pela visão noturna e pela sensação de claro e escuro, e os cones, responsáveis pela visão diurna e pela distinção das cores, que no homem são de três tipos. Durante anos os pesquisadores afirmaram veementemente que os cavalos não poderiam ver colorido pela falta de total de cones. Entretanto, uma pesquisa do ano de 2002 da Universidade de Wisconsin (USA), provou que os cavalos possuem, em muito menor quantidade que o homem, 2 tipos de cones: para a visão do espectro do vermelho e do azul. E mesmo essas cores são percebidas diferentemente em relação à nossa visão.

Evidentemente que quem trata de cavalos diariamente provou na prática que os cavalos vêm algum tipo de cor bem antes que os tais pesquisadores... Nesta mesma pesquisa, também foi confirmado o que quem lidas com cavalos já sabe há muito tempo: que em função de possuir muito maior quantidade de bastonetes que o ser humano, o cavalo enxerga muito melhor que o homem no escuro.

As últimas diferenças importantes entre a visão do cavalo e a do homem estão ainda na percepção nos detalhes, que é bem maior no homem do que no cavalo, ou seja, de longe o cavalo vê como uma pessoa míope e reconhece o dono mais pela voz, passadas e por movimentos típicos de cada um do que pela visão. O outro ponto é o tempo de acomodação da retina em ambientes claros e escuros. O homem consegue acomodar a visão da luz para a escuridão e vice-versa em menos de 2 seg., enquanto que o cavalo levai mais de 6 seg. para conseguir enxergar com nitidez. Isso é importante em provas do tipo recinto fechado, onde os cavalos quecem na penumbra (onde estão a ver muito melhor que nós) e subitamente entram em uma arena iluminada onde o cavaleiro logo começa a exigir do seu animal sem lhe dar tempo para acomodar a visão (agora quem está a ver bem é só o cavaleiro), ou ainda em trilhas onde se passar de um local ensolarado para um caminho escurecido por árvores.

Dra Adriana Busato, Médica Veterinária

India Lua

Mensagens : 35
Data de inscrição : 05/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum