Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Duvidas sobre cavalos registrados e cor de pelagem
Ter Jul 22, 2014 11:51 pm por Jéssica Maciel

» Comprar um poldro
Qui Out 24, 2013 3:31 am por geferson santos silva

» Aguamento tem cura total?
Dom Out 06, 2013 6:12 am por luizfernandosilvy

» Licenciatura em Equinicultura - Escola Superior Agrária de Elvas/IPP
Dom Ago 04, 2013 11:31 pm por GIC

» Agrária de Elvas inaugura Centro de Enfermagem Veterinária
Sex Jul 12, 2013 4:56 pm por GIC

» Caimbras no cavalo
Ter Out 30, 2012 2:32 am por Luiz Michel dos Santos

» Dificuldade
Qua Jul 25, 2012 2:50 pm por Zagalote

» Lic. em Equinicultura na Escola Superior Agrária de Elvas
Ter Jun 12, 2012 2:27 pm por GIC

» A Língua Silenciosa dos Centauros
Qui Jan 26, 2012 8:03 pm por magali

» Aluguel de Baias/Cocheira
Seg Out 24, 2011 4:32 pm por samy

» Puro Sangue Lusitano
Qua Set 07, 2011 7:23 pm por claudia almeida

» Os EUA ameaçam acabar com cavalos selvagens!!!
Sab Jul 02, 2011 5:01 pm por italo resende

» LICENCIATURA EM EQUINICULTURA - ANO LECTIVO 2011/12
Ter Jun 28, 2011 1:38 pm por GIC

» Partilhar penso de Cavalo
Qui Jun 09, 2011 12:12 am por Vitor Rita Diniz

» Vendo ração hormonizada 80%
Dom Abr 10, 2011 3:02 pm por comercialjocafa

Sabor & Tradição


Todo a tradição do sabor no seu novo Pronto-a-Comer

Visite-nos e disfrute de um espaço
onde encontra a côr,
o aroma
e o sabor
que sempre desejou!

Agora no Pinhal Novo

www.saboretradicao.com
saboretradicao@gmail.com

 
Quinta do Monte Novo


Quinta Do Monte Novo

A Quinta do Monte Novo é uma empresa do sector industrial e comercial


Conheça a nossa gama de produtos:
Arte Equestre



  • Selas e Selins
  • Artigos para Equitação
  • Artesanato
  • Peles
  • Louças Regionais
  • Cobres e Estanhos
  • Capotes Alentejanos
  • Artigos de Caça

Rua Diogo Cão, n.º 17,
7000 Évora
Telefone: 266 704 609
Fax: 266 704 609


Cavalo "Friesian" ( ou Frisio )

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cavalo "Friesian" ( ou Frisio )

Mensagem  Samarra em Qua Out 08, 2008 3:27 am





Cavalo Frisio

Cavalo Friesian ou Frisio é uma raça de cavalos de cor negra e com pêlos compridos nas pernas. É um animal de temperamento dócil e fisicamente bastante robusto. É criado principalmente na Frísia, litoral norte dos Países Baixos, de onde se origina seu nome.

É difícil datar a origem do cavalo de Friesian com precisão. É certo que o cavalo era famoso na Idade Média pois é achado em trabalhos de arte daquele período. No século XVII foi usado para levar carga debaixo de sela. Devido ao seu esplêndido trote, o Friesian foi também usado posteriormente para trabalhos leves. Isto, infelizmente, limitou seu uso em agricultura e conduziu a seu declínio do número de animais no início do século XX. Ele quase foi levado à extinção durante a Segunda Guerra Mundial pois era muito utilizado para puxar os canhões, tendo restado apenas cinco garanhões e algumas éguas após a guerra. Uma procriação sistemática restabeleceu a qualidade da raça e seus números são crescentes atualmente.

Mede cerca de 1,65 m. Destaca-se por ser um excelente animal de tiro, embora também seja utilizado como animal de sela. É um animal fácil de ser mantido do ponto de vista econômico, e é muito dócil. No Brasil, foi introduzido em 2007 pelo Haras Black Foot. Junto com o cavalo Árabe ele formou o Arabo-Friesian que esta sendo formado no Rio Grande do Sul pelo Haras Greca.

História da Raça

O cavalo Friesian ou Frisio é o único nativo da Holanda que conseguiu sobreviver a passagem do tempo. As suas origens remontam séculos atrás. Sendo uma das mais antigas raças na Europa, tendo tido à beira da extinção várias vezes ao longo do último século.Graças à devoção de um grupo de entusiastas se abriu caminho até o presente, desta forma hoje goza de grande popularidade em todo o mundo. A sua origem iniciou por volta do ano 500 aC, quando o povo frísio se estabeleceu ao longo do Mar do Norte trazendo os seus cavalos, descendentes directos de Equus Robustus. No ano 800 dC o Mar do Norte era denominado Mar Frísio. É aí nesta bela terra chamada Frísia, onde se desenvolva a raça.

Cerca de 150 DC Roman historiadores mencionam a presença da cavalaria frisia na Britania, na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra. A cavalaria era formada por soldados montando garanhões Friesians. O escritor Inglês Anthony Dent remete também para o aparecimento de tropas independentes frísias em Carlisle, no S. IV DC, igualmente formada por jinetes no lombo de cavalos Friesians. Ele também menciona a influência do Cavalo Friesian na raiz do Shire e também nos póneis Fell. Há inúmeras ilustrações Friesians de cavalos que participem em torneios e justas na Idade Média. A primeira data escrita sobre o cavalo Friesian remonta a 1544.



Durante as Cruzadas e até o fim da guerra dos 80 anos, foi introduzido sangue de Cavalos Árabes. Ao longo do século XVII Friesians cavalos compartilhada pista com cavalos de origem espanhola em várias escolas onde se pratica a Alta escola de equitação. No fim do século XIX, devido ao declínio da Europa feudal, a presença do cavalo Friesian é reduzida para a província da Frísia, onde celebravam corridas de trote de Friesians atrelados a carruagens. Estas corridas logo se tornaram uma festa popular que ocorrem ao longo de toda a província. Em 1823 King Willem entregou um "chicote de ouro" ao vencedor de uma grande corrida de trotadores. Em 1° de maio de 1879, numa pequena aldeia chamada Roodahuizum, foi formado o Registro Genealógico de cavalo Friesian , o FPS, e assim, dar o primeiro passo para a salvação da raça. Tal foi o desaire em 1913 foram apenas três garanhões em serviço, abrangendo: Prins 109, Alva e 113 Friso 117.
avatar
Samarra

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cavalo "Friesian" ( ou Frisio )

Mensagem  Alex_nico em Qua Out 08, 2008 3:02 pm

É um cavalo que adoro.

Informo que no meu blog, na primeira pag também falo sobre algumas raças.

Podem ver aqui...

avatar
Alex_nico

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/10/2008

Ver perfil do usuário http://avidaeapaixao.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

O Cavalo Árabe - Frisio

Mensagem  Joana D'Arc em Qua Out 08, 2008 5:04 pm

São também a minha raça preferida. São imponentes e graciosos ao mesmo tempo.

Adoro vê-los em filmes quer montados, quer engatados, dão um ar de antiguidade e nobreza ao enquadramento Smile

Já agora:




Cavalo Arabo-Frisio

O Arabo-Friesian é uma raça de cavalos formada na Holanda entre o cruzamento da raça Friesian com a raça puro sangue Árabe, sua função de origem são as competições de "carruagens".

Descrição

Arabo-Friesians além de serem o cruzamentos entre Friesians e Árabes também são selecionados pelas suas funções.

* Devem ter cerca de 40% de selecionado puro sangue árabe e serem parecidos com Friesians, com um pouco menos cabelos nas patas e cabeças.
* Ter uma grande resistência e tenacidade e são, portanto, adequados para as mais difíceis competições esportivas.
* Um dos aspectos mais importantes é a sua disposição: é o "golden carácter" das antigas e comprovada linhas de sangue Friesian.

Estes cavalos são criados especificamente para o desempenho. O Arabo-Friesians deverá ser capaz de competir contra os melhores cavalos de sangue morno. Arabo-Friesians são igualmente capazes de se utilizar no adestramento e na condução de troles.

A Sociedade Arabo-Friesian Europeia possui filiais na França e na Alemanha. Existe também um grande interesse por estes cavalos nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Suíça e Grã-Bretanha.

História

Cerca de 400 anos atrás, durante o tempo da ocupação espanhola da Holanda, a partir de 1568 até 1648, os agricultores da região da Frísia foram obrigados a usar garanhões espanhóis com sangue árabe em suas éguas. O resultado foi uma imensa e atlética raça de cavalos, que é encontrado na ascendência do Orlov Trotador e do Morgan, entre outros. Eles eram usados pelos ricos e aristrocatas para puxar elegantes troles e em corridas de pequenas carruagens.

Depois de 1900, para salvar o Friesian da extinção, a raça teve que se adequar para trabalhos agrícolas. Quando durante a década de 1960, cavalos Friesian desapareceram das arenas internacionais de condução e de adestramento, alguns criadores optaram pela raça árabe. Estes peritos começaram a buscar os melhores puro sangues árabes, que já tinham sido introduzidas na raça há 400 anos, em éguas Friesian cuidadosamente selecionados.

Durante muitos anos eles têm sido regularmente colocados entre os dez melhores em competições internacionais de condução, incluindo os campeonatos mundiais. Por oito anos consecutivos, a equipe Schrijvers-Aerts tem ganho os campeonatos belgas four-in-hand com seus Arabo-Friesians. Mais recentemente, Arabo-Friesians também concorrem com sucesso no adestramento.
avatar
Joana D'Arc

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cavalo "Friesian" ( ou Frisio )

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum